Muito embora esse tempo ande meio maluco, o outono está aí – e as temperaturas mais amenas favorecem o consumo daquele chazinho gostoso. O chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e uma das mais ricas em flavonoides. Então, vamos falar sobre o alguns princípios ativos de plantas que você pode usar para aquecer e ainda ganhar mais saúde. Veja qual é o seu caso e não hesite em lançar mão de um chazinho para o bem-estar físico e também emocional.
Digestivos
Hortelã, camomila, alecrim, sálvia, espinheira-santa, erva-doce, menta, gengibre, alho, coentro, cominho, cravo-da-Índia.
Ação: favorecem uma melhor digestão e diminuem gases estomacais ou intestinais. São ricos em flavonoides, que relaxam a musculatura lisa do Trato Gastrointestinal.
Laxativos
Cáscara-sagrada, hortelã, carqueja e capim-cidreira.
Ação: estimulam o peristaltismo e a motilidade, aumentando a freqüência evacuatória.
CAVALINHA: TAMBÉM UM EXCELENTE ACELERADOR DE METABOLISMO
Hepatoprotetores
Boldo, carqueja, alcachofra e cardo-mariano.
Ação: têm ação benéfica sobre o fígado, melhoram a atividade dos hepatócitos (células do fígado) e aumentam a secreção biliar.
Diuréticos
Cavalinha, carqueja, cabelo de milho, dente-de leão, borragem, alfafa, chapéu-de–couro, bardana, limão, hibiscus.
Ação: aumentam a filtração glomerular (rins) e a excreção urinária (diurese).
Calmantes
Capim-cidreira, maracujá, hortelã, melissa, angélica, folha de alface, camomila, tília.
Ação: exercem função calmante sobre o sistema nervoso e induzem o sono.
Acima de tudo, os chás são um excelente complemento para buscar a melhoria de saúde. Entretanto, algumas vezes, somente este poderoso alimento não resolve os problemas que você pode estar enfrentando. Problemas de digestão e fígado, por exemplo, podem ser ligados a hábitos alimentares inadequados. Por isso, é sempre fundamental consultar um nutricionista para ter uma vida mais saudável, com bem-estar e autoestima.